Publicidade:
Mulheres e meninas globalmente enfrentam a chamada "pobreza menstrual". O período menstrual é natural, mas adquirir absorventes de qualidade pode ser caro. Mulheres financeiramente capazes gastam cerca de R$ 6.000 ao longo da vida em absorventes.
Algumas, por falta de recursos, usam substitutos inadequados como papel higiênico ou tecido, podendo causar infecções. Esse custo leva à ausência escolar ou no trabalho, gerando embaraço e perda de renda.
Para combater isso, o Governo Federal do Brasil lançou o Programa de Proteção e Promoção à Saúde e Dignidade Menstrual, oferecendo absorventes mensalmente. Este artigo explica quem pode receber os absorventes gratuitos, como se cadastrar, os documentos necessários e como retirá-los mensalmente.
De acordo com o Governo Federal, os elegíveis para absorventes gratuitos pelo programa são:
O CadÚnico é necessário para a solicitação, que pode ser feita pelo aplicativo Meu SUS Digital após login no Gov.br. Se você não possui uma conta Gov.br, pode criar uma no aplicativo ou site fornecendo seu CPF e seguindo as instruções.
Com o Meu SUS Digital, você emite autorização para retirar absorventes em farmácias da Farmácia Popular, com autorizações válidas por até 180 dias.
BAIXE O APP MEU SUS DIGITAL PARA ANDROID BAIXE O APP MEU SUS DIGITAL PARA IOSCada beneficiária pode retirar 40 absorventes a cada 56 dias, cobrindo dois ciclos menstruais.
Conheça outros benefícios sociais disponíveis clicando nos links abaixo:
CNH SOCIALLeve CPF e um documento com foto à farmácia cadastrada no programa. Mais de 31 mil farmácias participam, e você pode encontrar a lista no site da campanha.
Menores de idade no CadÚnico devem ter seus responsáveis solicitando e retirando os absorventes.